A chegada do Coronavírus trouxe inúmeros problemas econômicos e uma das soluções do Governo foi o adiantamento do FGTS na pandemia.

Em 2020 os saques feitos de maneira adiantada das contas do FGTS ajudaram muitas famílias. O dinheiro que fica guardado para um momento posterior resolveu diversas situações.

A medida do governo permitiu que as pessoas sacassem até um salário mínimo de suas contas. Isso ajudou a combater os efeitos da crise sanitária mais pesada que o país já enfrentou.

Barreira legislativa

O Governo Federal só conseguiu editar o adiantamento do FGTS na pandemia em razão do estado de calamidade que estava em vigor. Isso porque essa situação dava mais liberdade ao Executivo.

Porém, com o estado de calamidade chegou ao fim no dia 31 de dezembro de 2021. O problema maior é que não há expectativa para que seja decretado novamente, em razão de várias situações.

Um dos maiores problemas é que com mais liberdade multiplicaram-se as informações de gastos inadequados do governo. O estado de calamidade traria mais facilidade para a corrupção.

Por isso mesmo, o Congresso Nacional está relutante em permitir um novo decreto do tipo.

Haverá adiantamento do FGTS na pandemia em 2021?

A expectativa de todos era que houvesse uma nova rodada permitindo o adiantamento do FGTS neste ano. Inclusive o Ministro da Economia, Paulo Guedes, tinha manifestado interesse nisso.

No entanto, até o presente momento não houve liberação de novos saques. O governo diz que prepara diversas medidas econômicas em busca da recuperação fiscal, mas até agora não apresentou soluções.

Saque aniversário

Enquanto a antecipação do saque do FGTS não vem, os saques aniversário continuam a ocorrer normalmente. Então, é sempre bom ficar atento aos prazos no site da caixa.

Mas fique atento, pois o saque-aniversário dá um bom dinheiro agora. Em contrapartida, caso o beneficiário venha a ser demitido, ficará impedido de sacar o valor total.

Tudo isso é muito importante saber, principalmente em um momento de crise tão grave. Então, veja a melhor maneira de trabalhar o seu FGTS.

Conclusão

Como você viu, o FGTS pode ser muito útil para quem precisa lidar com as contas do dia a dia. Os saques continuam ocorrendo normalmente, mas não há expectativa de mudanças.

Assim, ainda que não haja adiantamento do FGTS na pandemia em 2021, é sempre bom ficar atento. O governo sempre tem o fundo no horizonte e novidades podem surgir a qualquer momento.